terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Salgadinho saudável: aprenda a fazer pastel de forno com recheio de palmito e azeitonas Salgadinho saudável: aprenda a fazer pastel de forno com recheio de palmito e azeitonas




Não é nada fácil resistir a deliciosos salgadinhos como coxinha, empadinha e bolinha de queijo. Mas você não precisa passar vontade em prol da dieta. Basta substituir estes alimentos por opções mais saudáveis!

A seguir, vamos te ensinar como preparar a receita de pastel de forno da Bela Gil, chef de cozinha natural e autora dos livros Bela Cozinha – As Receitas e Bela Cozinha 2! Esta versão é recheada com palmito e azeitonas, mas você também pode optar por espinafre com ricota ou tofu, nozes com azeitonas, frango com milho, cebola caramelizada... É só usar a imaginação e abusar dos ingredientes saudáveis!

Ingredientes para o recheio

3 copos de palmito pupunha fresco picado
1 copo azeitonas pretas sem caroço
1/2 cebola picada
3 col. (sopa) de azeite de oliva
1 col. (sobremesa) de araruta (ou maisena)
1 col. (sobremesa) de orégano

Ingredientes para a massa

1 copo de farinha de trigo integral
1/2 copo de farinha de trigo branca
1 col. (chá) de sal marinho
1/3 copo de manteiga ghee
1 col. (sopa) de chia
4 col. (sopa) de água
Gergelim preto para decorar

Modo de preparo do recheio

Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Acrescente o palmito e cozinhe com um pouquinho de água até ficar al dente. Dissolva a araruta em um pouco de água e adicione ao palmito, mexendo em fogo médio até ficar transparente e espesso. Junte as azeitonas, misture e desligue o fogo.

Modo de preparo da massa

Em uma tigela, junte as farinhas, o sal e a chia. Adicione a manteiga ghee e misture. Despeje a água lentamente e amasse até formar uma massa homogênea e que desgrude da mão. Reserve por alguns minutos. Faça um rolinho com a massa e corte em pedaços. Com um rolo de macarrão, abra cada porção em forma de disco. Recheie com o refogado de palmito, feche bem passando a carretilha ou apertando com um garfo. Disponha os pastéis em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 200 °C para assar por cerca de 40 minutos.


http://corpoacorpo.uol.com.br//dieta/receitas-light/salgadinho-saudavel-aprenda-a-fazer-pastel-de-forno-com-recheio-de-palmito-e-azeitonas/11037

Nenhum comentário:

Postar um comentário